Viagem de Estudo a Salamanca

2018salam07 As alunas da turma B, do 12º ano de escolaridade da Escola Básica e Secundária de Vila Flor realizaram, no dia 16 de março, uma visita de estudo à cidade de Salamanca promovida pela professora da disciplina de História A, Georgina Correia, acompanhada pela professora Paula Marques.

 

 

2018salam07 2018salam07 2018salam07


Percorreram o núcleo histórico desta cidade que desde 1988 é Património da Humanidade, visitando os edifícios mais emblemáticos do seu rico património histórico e cultural, em particular a Catedral dedicada a Santa Maria da Sede, a Universidade, que educou e formou personalidades de relevo, a Casa das Conchas, um dos melhores exemplos do gótico civil do séc. XV e a Praça Maior, símbolo da cidade.

 

2018salam07 2018salam07 2018salam07


Na Catedral Velha e Nova apreciaram a sua monumentalidade e a fusão de estilos arquitetónicos: românico, gótico, renascentista e a influência bizantina da Torre del Gallo com o seu zimbório nervado.
Na Universidade mais antiga de Espanha, fundada em 1218 por Afonso X com a categoria de Estudo Geral que garantia o reconhecimento real dos títulos aí concedidos, detiveram-se na decoração simbolista da fachada onde se esforçaram por encontrar a figura da rã. No pátio interior contactaram com as aulas de Francisco de Vitoria, teólogo fundador do Direito Internacional, de Unamuno; o Paraninfo, isto é a Aula Magna e a aula de Frei Luís de Leão que conserva o seu aspeto original. Visitaram também o magnífico Arquivo Geral da Guerra Civil Espanhola.
Cumpriram-se, na íntegra, os objetivos desta visita de estudo: contacto com a cultura espanhola (aspetos socioculturais, geográficos, históricos, sociais, artísticos etnográficos e gastronómicos).
Um dia muito bem passado!...

 

2018salam07 2018salam07 2018salam07


Os objetivos foram: dinamizar atividades de caráter científico, tecnológico e artístico, melhorar o acompanhamento escolar dos alunos privilegiando as estratégias de trabalho, cooperativo, aproveitar saberes e recursos do meio para enriquecer o processo de ensino e aprendizagem, promover e melhorar o sucesso dos alunos ao longo do seu percurso no Agrupamento.

 

Visitas: 65