Hour of Code

hour of code logoA Hora do Código é um evento a nível global que ocorre em mais de 180 países, com a duração de uma hora, na semana das Ciências da Computação, este ano, de 6 a 12 de dezembro. É um evento para que qualquer pessoa, de qualquer idade tenha contacto com os principais conceitos das Ciências da Computação permitindo assim, aprender o básico e, eventualmente, criar motivação para continuar a aprender.


A participação neste evento com os alunos de 5º ano, na aula de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) teve como principal objetivo desmistificar a programação e mostrar que programar pode ser fácil e divertido, iniciando assim, com estas turmas, as aprendizagens essenciais relacionadas com o desenvolvimento do pensamento computacional, nomeadamente a introdução à programação por blocos.

hoc cse social


Os alunos realizaram a atividade de programação “Code With Anna and Elsa” com recurso à linguagem de programação Blockly, na plataforma Code.org. A atividade recorre ao conceito da gamificação e consiste em executar um conjunto de instruções usando blocos de código predefinidos, tipo Lego. Alguns dos alunos com mais autonomia, avançaram com facilidade, outros precisaram de ajuda, mas cada um ao seu ritmo, todos demonstraram um grande entusiamo em participar na Hour of Code.

Visitas: 2626

logos01