EcoCartoon

ecocartoon001

Um dos maiores desafios dos tempos modernos é a preservação do meio ambiente com vista à sustentabilidade das gerações futuras. A comunicação e educação ambiental detém um papel fundamental, decisivo e estruturante na consciencialização e na mudança comportamental de crianças, jovens e adultos. Criar hábitos e valores ambientais deve ser um trabalho constante e sólido. É por isso primordial incutir estas problemáticas desde a educação pré-escolar.

Juntos podemos contribuir mais e melhor para a mudança de comportamentos em prol do planeta. Só com um esforço coletivo é possível um caminho futuro mais verde.
Como acreditamos que é pelo exemplo que contribuímos para essa mudança comportamental, os docentes de Ciências Naturais desenvolveram com os alunos de 2ºciclo, ao longo do ano letivo, um desafio mensal intitulado EcoCartoon.

ecocartoon002   ecocartoon003

Mensalmente foi escolhido um cartoon, com características que o possam relacionar com temas como ecologia, desenvolvimento sustentável, vida saudável, etc. Os alunos foram convidados a apreciarem esse cartoon e a escreveram uma crítica/comentário, que foi enviado ao professor da disciplina, via tarefa, na plataforma Teams. O Cartoon foi partilhado com os alunos através do Teams e afixado nas salas de aulas de todas as turmas do 2.ºciclo e à porta da biblioteca escolar.
Os alunos debruçaram-se sobre a representação e a mensagem do cartoon, fazendo algumas leituras. Foi recomendado e valorizado o envolvimento dos membros da família na apreciação do Cartoon.
Os comentários mensais foram coligidos pelo professor, que no final do mês discutiu com os alunos os melhores comentários, analisando o cartoon e complementando a informação sobre o tema, com pequenos textos ou vídeos.
Pretendeu-se contribuir para o despertar a consciência ecológica, desenvolver o pensamento crítico e criativo e valorizar novas formas de expressão. Foi também um contributo para a abordagem de temas ligados à Educação para a Cidadania e o desenvolvimento de competências do Perfil do Aluno.

ecocartoon004   ecocartoon005

Além de todas as turmas do quinto e sexto ano estiveram também envolvidas, com algumas adaptações nos procedimentos, duas turmas da Escola Básica Dr. Artur Pimentel. Este desafio já foi desenvolvido durante três anos letivos consecutivos e será para continuar.

O Grupo 230
Matemática e Ciências Naturais (2.ºCiclo)