Dia Mundial da Saúde

Dia Mundial da Saúde celebra-se anualmente a 7 de abril.
Esta data é organizada pela Organização Mundial de Saúde desde 1950.
Em cada ano, a Organização Mundial da Saúde aproveita esta data para fomentar a consciência sobre alguns temas chave relacionados com a saúde pública a nível mundial.


Desde a sua criação na Primeira Assembleia de Saúde, em 1948, entrou em vigor em 1950, esta efeméride pretende consciencializar a humanidade para um tema específico da saúde, destacando uma área prioritária de preocupação para a OMS. Em 2020, esta data é dedicada ao trabalho desenvolvido pelos profissionais de enfermagem e obstetrícia, sendo o objetivo da OMS destacar o status atual destes profissionais em todo o mundo. A OMS lembra ainda que enfermeiros e outros profissionais de saúde estão na vanguarda da resposta e que o seu papel é indispensável, através da prestação de cuidados e tratamentos de qualidade.
Na realidade o “Dia Mundial da Saúde” tem ultrapassado as fronteiras da temática escolhida a cada ano, tem sido uma oportunidade para concentrar a atenção mundial em aspetos importantes da saúde global. Neste período de excecional confinamento, em que todos os alunos e docentes ficaram privados do ensino presencial e a relação educativa passou a ser suportada em ferramentas tecnológicas e programas informáticos, os nossos alunos, em particular da turma do 12º A, apesar de não poderem conviver fisicamente, sensibilizados com o que se passa na sociedade e na nossa comunidade escolar, aderiram à iniciativa "Dia Mundial da Saúde: Uma Agenda da Juventude para a Saúde na Próxima Década (2020-2030) " com a realização um vídeo que procura retratar e divulgar a realidade da nossa comunidade escolar neste contexto de pandemia de Covid-19. Esta produção procura abranger a nossa comunidade escolar em todas as suas dimensões, não se restringe apenas a promover informações sobre a cadeia epidemiológica deste novo coronavírus, SARS-COV-2, procura também identificar alguns constrangimentos neste contexto de “Ensino a Distância”, nomeadamente no domínio das tecnologias digitais e acesso a redes de comunicação, e retratar constrangimentos sociais e familiares.
Em 2020, esta data é dedicada ao trabalho desenvolvido pelos profissionais de enfermagem. Também queremos deixar a nossa gratidão a todos os outros profissionais de saúde que, todos os dias, se apresentam na linha da frente de combate, para que o mais brevemente possível possamos regressar à normalidade”

Turma do 12ºA
Grupo de Biologia/Geologia

Visitas: 7100

logos01