Comemoração do Dia da Europa

No ano letivo de 2018/2019 o grupo de Geografia realizou mais uma vez o Concurso Europeu tendo como tema: “Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos”.

Com esta atividade pretendeu-se promover atitudes e comportamentos não discriminatórios, informar os cidadãos sobre os seus direitos e obrigações, fomentar um debate sobre os meios de aumentar a participação na sociedade, celebrar e facilitar a diversidade e lutar por uma sociedade mais coesa.
Através de uma abordagem transversal do combate à discriminação os alunos selecionaram um tema à sua escolha que fosse de encontro à temática da igualdade de oportunidades, operacionalizando-o numa maquete.

2019ce09p

Com criatividade e espirito crítico procuraram pôr em evidência um problema ligado à desigualdade, sensibilizando a comunidade para os benefícios de uma sociedade mais justa e coesa.
A exposição dos trabalhos relativos ao Concurso Europeu e expostos no polivalente da ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VILA FLOR deu início à comemoração do Dia da Europa (9 de maio).

2019ce09p

O concurso e a exposição foram propostos e coordenados pelo grupo de Geografia. Simultaneamente realizou-se uma palestra sobre Cidadania Europeia para os alunos do ensino secundário. Esta atividade foi levada a cabo pelo Centro Europe Direct Bragança tendo sido exploradas várias temáticas como os objetivos da U.E, alargamentos e principais instituições comunitárias com especial destaque para o Parlamento Europeu.

Vencedores do Concurso Europeu