Caminhada do Coração

Vila Flor

O concelho de Vila Flor está integrado no distrito de Bragança, ocupando uma área de 265,82 Km2, e com uma população de 6697 habitantes, distribuídos por 14 freguesias, sendo elas:
União de Freguesias de Assares e Lodões, Benlhevai, União de Freguesias de Candoso e Carvalho de Egas, Freixiel, União de Freguesias de Valtorno e Mourão, União de Freguesias de Vila Flor e Nabo, Roios, Samões, Sampaio, Santa Comba da Vilariça, Seixo de Manhoses, Trindade, Vale Frechoso,União de Freguesias de Vilas Boas e Vilarinho das Azenhas.


conc vila florVila Flor é limitado a Norte pelo concelho de Mirandela do qual, em parte, o separa o rio Tua; a Nordeste confina com Macedo de Cavaleiros; a Este e Sudeste com os concelhos de Alfândega da Fé e Torre de Moncorvo e a Oeste com o concelho de Carrazeda de Ansiães. Este é um concelho planáltico, encontrando-se entre o rio Tua a poente, a ribeira da Vilariça a nascente, a Serra de Bornes a Norte e o planalto de Carrazeda de Ansiães a Sul, integrado na zona denominada Terra Quente Transmontana e incluído na Região Demarcada do Douro. Cultiva-se vinha, cereal, sendo outra importante produção o azeite. Nas zonas menos férteis cria-se gado, sobretudo ovino e caprino.

As principais actividades económicas do concelho são a agricultura, as empresas e cooperativas agro-industriais ligadas à transformação e comercialização do azeite, vinho, dos lacticínios e dos cogumelos, a produção e comercialização de água mineral gaseificada.

mini031

O concelho de Vila Flor, é bastante rico em termos de recursos turísticos, impulsionados quer pela sua beleza paisagística quer pelo seu valor patrimonial, sendo por isso, o turismo, uma actividade que começa a ter um grande realce. O complexo do Peneireiro com parque de campismo, campos de jogos, e um circuito de manutenção e piscina da barragem do Peneireiro, é a principal área de lazer. São também vários os miradouros existentes por todo o concelho, entre os quais são de destacar o da Senhora da Lapa em Vila Flor, e o da Senhora da Assunção em Vilas Boas. Existe ainda um vasto património histórico, nomeadamente inúmeras casas brasonadas, espalhado um pouco por todas as aldeias deste concelho.

 

Visitas: 292