Dia Internacional da Lembrança do Holocausto

2019hol02No âmbito da disciplina de História esteve patente no Agrupamento de Escolas de Vila Flor, entre os dias 24 e 31 de janeiro, uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos que frequentam o 9º ano do Ensino Básico, alusiva ao Dia Internacional de Comemoração em Memória das Vítimas do Holocausto.

Este dia é celebrado, anualmente, no dia 27 de janeiro. A data foi designada pela Assembleia-Geral das Nações Unidas, através da resolução (A / RES / 60/7), de 1 de novembro de 2015, que vem assinalar o dia da libertação do maior campo de extermínio nazi, Auschwitz-Birkenau (na atual Polónia), pelas tropas soviéticas, em 1945. Todos os anos, a ONU insta todos os cidadãos a recordarem a responsabilidade coletiva de prevenir o genocídio, os crimes de guerra e contra a Humanidade e a limpeza étnica.

2019hol01

Esta iniciativa pretende preservar a memória do trágico acontecimento, sensibilizando as novas gerações para a dimensão e consequências do genocídio, por forma a que estes acontecimentos não se repitam, uma vez que este lastimoso episódio que ocorreu nos campos de concentração e de extermínio correspondeu à negação dos direitos humanos feita em nome de causas ideológicas.
Aqueles que cometeram estas atrocidades rejeitaram os valores essenciais da vida humana e do respeito pelo Outro.
A formação de um juízo crítico, responsável e consciente é essencial na construção de uma sociedade tolerante, moderada e aberta à diferença.
Às gerações mais novas cabe manter vivo este legado, em que o passado deve servir apenas como lição histórica para que atrocidades como estas não se voltem a repetir.
Recordar é um imperativo. É necessário fazer com que o Dia da Memória não se reduza a uma reevocação do passado, mas nos interrogue também sobre o presente e sobre a realidade das sociedades europeias.